tag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post2119259208754198914..comments2011-09-13T03:41:17.802-07:00Comments on Estúdio de Criação Poética: Desejos e Luxúria - Giselle SatoUnknownnoreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-22219106176780477702008-12-29T16:50:00.000-08:002008-12-29T16:50:00.000-08:00Obrigadão Carlinhos. Valeu as dicas. Eu repeti ''c...Obrigadão Carlinhos. Valeu as dicas. Eu repeti ''carne'' pq a idéia do primeiro era o prazer carnal e do segundo o orgão sexual mesmo. E deslizar no desejo é o instante da penetração. <BR/><BR/>As palavras soltas paixão,compulsão...etc foram usadas para dar idéia do movimento.Eu imaginei assim...Obrigadão gente. ValeuGiselle Satohttps://www.blogger.com/profile/16353020862313740200noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-14329064794961728152008-12-29T15:38:00.000-08:002008-12-29T15:38:00.000-08:00Criatividade:(Desejo) achei um texto direto, forte...Criatividade:<BR/><BR/>(Desejo) achei um texto direto, forte. Gostei, particularmente, da primeira estrofe e do último verso. Em especial da palavra “carne”, muito bem escolhida. Se tivessem mais palavras nessa mesma linha, valorizaria ainda mais a poesia.<BR/>(Luxúria) novamente a palavra carne de destaca, com grande valor para o poema. Contudo, há que se pensar: se são dois poemas distintos, tudo bem repetir a palavra. Agora, se os poemas formam de fato um único conjunto e serão apresentados sempre juntos, creio que seja melhor evitar a repetição.<BR/><BR/>Linguagem:<BR/>Parece que não há preocupação com pontuação ao final dos versos. Ok, se foi opção da autora e mantêm-se a idéia em todo o poema, tudo bem. Há uns singelos problemas de revisão de falta ou sobra de espaço entre caracteres.<BR/><BR/>Metáfora: parece que a metáfora é mais forte na segunda parte (Luxúria), onde usa-se palavras como “urgência”, “desejo”, “fome”, “carne” para expressar algo não exatamente sendo o que dizem literalmente. Já na primeira parte (Desejos), creio que as metáforas poderiam ter sido melhor exploradas, a não ser que seja mesmo intenção de que soe de forma direta.<BR/><BR/>Comentários adicionais:<BR/>Parece que já temos uma boa poesia para o Especial Erótico... Que bom! Giselle, parece que você se identificou mesmo com os indrisos, hein?!<BR/>Olha, como não há um desejo claro de explorar rimas, acredito que você poderia brincar mais com as palavras, optando por algumas mais inusitadas e que tragam não exatamente rimas, mas cadência sonora ao poema. A mensagem e o lirismo estão ótimos, mas um ponto que você ainda pode trabalhar é na estrutura. Abração!<BR/><BR/>Sobre a parceria Giselle/Pedro:<BR/>Nossa! Gostei bastante deste! Daria uma maravilhosa letra de música (se é que não é...). Não sei como se deu a parceria, mas o resultado foi muito bom. Parabéns aos dois!Carlos Éldani Davissarahttps://www.blogger.com/profile/05061807397198647540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-49936361254155666132008-12-28T15:53:00.000-08:002008-12-28T15:53:00.000-08:00i) Criatividade:A criatividade não está tanto na l...i) Criatividade:<BR/>A criatividade não está tanto na linguagem, ou no tema, mas sim no modo como os dois poemas se relacionam e se encadeiam, quase como as preliminares e o ato de fato.<BR/><BR/>ii) Uso adequado da linguagem:<BR/>A autora optou por versos brancos, mas poderia ter se detido em procurar algumas palavras menos usuais (ou melhor, mais poéticas).<BR/>Palavras como "paixão, compulsão, gozo, desejo, etc." deixou o poema muito no lugar-comum do gênero escolhido.<BR/><BR/>iii) Metáfora:<BR/>Os dois poemas são extremamente literais, praticamente prosa em versos. Não houve nenhuma tentativa de mascarar o sentido, ou de criar ambiguidade. O texto é transparente no que quer dizer.<BR/><BR/>iv) Demais comentários:<BR/>O indriso é uma forma muito interessante e louvo os experimentos da Giselle. No entanto, senti falta de poeticidade nos dois indrisos; principalmente por se tratar de poemas eróticos, ela poderia ter explorado mais a sutileza e desafiado o leitor.Henry Bugalhohttps://www.blogger.com/profile/16083162926962852343noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-17003938670954657942008-12-28T14:02:00.000-08:002008-12-28T14:02:00.000-08:00i)Criatividade - Combinar dois indrisos num só foi...i)Criatividade - Combinar dois indrisos num só foi muito bom. Eu gosto de misturar as formas de um indriso (gosto do 3-1-3-1 e do 3-1-1-3). Em relação a temática do texto, é o tema erótico.<BR/><BR/>ii)Uso da linguagem - Apropriado. Nem tenho muito o que dizer nesse aspecto.<BR/><BR/>iii)Metáfora - Realmante não há. É um texto direto, vai ao ponto bem rápido. O sentimento que ele passa é mais importante que qualquer metáfora que poderia ter sido usada.Pedro Fariahttps://www.blogger.com/profile/00548900554805316341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-16618262393260751962008-12-26T09:26:00.000-08:002008-12-26T09:26:00.000-08:00Volmar...excelente. Adorei. Sou completamente vici...Volmar...excelente. Adorei. Sou completamente viciada em Indrisos mas este que vc criou ficou tudo. Realmente o eu quis homenagear o ''falo'' ...kkk <BR/>Tão importante e quase nunca mencionado.Giselle Satohttps://www.blogger.com/profile/16353020862313740200noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-60400695472830532002008-12-25T13:38:00.000-08:002008-12-25T13:38:00.000-08:00Sobre Desejos e Luxúriai) Criatividade: A iniciati...Sobre Desejos e Luxúria<BR/><BR/>i) Criatividade: A iniciativa mais criativa da poetisa é a associação de dois indrisos com em um só. Penso eu que um único título cairia melhor que dois, e também, retirar os ***** que dividem os dois poemas. Aí sim, seria um único texto, e não dois. <BR/><BR/>ii) Uso adequado da linguagem: Não há piolhos, e, pelo que se nota, a poetisa tem progressivamente tirado os sinais de pontuação. Está bem adequado.<BR/><BR/><BR/>iii) Metáfora: Não há, em nenhum dos dois. Sobre o segundo indriso (Luxúria), o primeiro verso do primeiro terceto (“Um falo”) desestruturou o que ao longo do poema poderia ter sido uma metáfora bem construída. Como, logo no início, define-se de que se está falando (do falo), a metáfora e, portanto, a poesia, escorreram. Quanto ao primeiro indriso (“Desejos”), não há o que comentar sobre metáfora: é um texto bastante direto, dividido em linhas interrompidas, organizado como um indriso (3-3-1-1).<BR/><BR/>iv) Demais comentários: O indriso é uma oportunidade de dar ao poetrix (um terceto de no máximo trinta sílabas poéticas) um tempo maior de expressão (são dois poetrix e duas estrofes de verso único, que os explicam). <BR/><BR/>Entendi que “Desejos” fala do sexo sublimado, desejado, ainda não concretizado; e que “Luxúria” (na minha opinião, um poema bem melhor que o primeiro) fala da relação sexual, no momento em que acontece. Se “Desejos” fosse transformado em um poetrix (condensá-lo em apenas três versos) e “Luxúria” em outro poetrix, e os versos solitários que os “fechassem”, mesmo que deixassem em aberto o que é dito, teríamos um indriso (único, não dobrado) sem deixar de abordar o que abordaste. <BR/><BR/>Gi, baseado no que escreveste, tomei a liberdade de escrever um outro indriso, para demonstar como é possível condensar os versos e conseguir um bom resultado. Espero que não fique brava comigo (eu estou viciando nos indrisos...)<BR/><BR/>Ei-lo:<BR/><BR/><BR/><BR/>Quero-te a saliva e tua língua<BR/>Quero-te a paixão e o vício<BR/>Por vezes e vezes repetidas<BR/> <BR/>Toca-me o âmago da urgência<BR/>Vem e desliza em meu desejo<BR/>Vem que minha fome tu sacias<BR/><BR/>Molda em minha carne o aconchego<BR/><BR/>Por vezes e vezes infinitasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-57224781362206262812008-12-23T18:09:00.000-08:002008-12-23T18:09:00.000-08:00Ô, Gi... fica triste, não. Como os poemas estão al...Ô, Gi... fica triste, não. Como os poemas estão ali, quem estiver com vontade de analisar dois... pode mandar ver.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-33631738841189797932008-12-23T16:47:00.000-08:002008-12-23T16:47:00.000-08:00Postei os 2 porque não sabia se podia poesia eróti...Postei os 2 porque não sabia se podia poesia erótica. Desconsidere o segundo. Foi mal Sr V.<BR/><BR/>Querida Compulsão: Luxúria apenas descreve o ato sexual sem maiores pretensões.<BR/>É uma poesia no formato de indriso. Compacta. Gostei muito da sua avaliação. Li com atenção.Giselle Satohttps://www.blogger.com/profile/16353020862313740200noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-84845032335776603582008-12-23T12:32:00.000-08:002008-12-23T12:32:00.000-08:00Gi, legal você postar dois (ou três?) poemas para ...Gi, legal você postar dois (ou três?) poemas para avaliação. Mas, lembrando que a atividade é "Poema" e não "Poemas" da semana, para não sobrecarregar ninguém, estabeleci que o poema que "tá valendo" é o primeiro, composto de dois indrisos: "Desejos e Luxúria". O segundo, a quatro mãos-bobas, "Duetos de amor", comenta quem quiser. <BR/><BR/>Espero que compreenda.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6309547885854344394.post-33879349119009867982008-12-22T23:32:00.000-08:002008-12-22T23:32:00.000-08:00Interessante a escolha da forma de indriso - origi...Interessante a escolha da forma de indriso - originado do soneto tão difícil de ser composto. Gosto do terceto<BR/><BR/>Quero você !<BR/>Língua atrevida<BR/>Boca, saliva<BR/><BR/>Deu musicalidade mas que se perdeu em Luxúria que a meu ver foi pra prosa, aqui disposta em forma de poema.<BR/>Falo aqui me parece confundido com o órgão quando molda a carne. Falo molda a linguagem, o significante. A menos que a autora tenha jogado com esse sentido do significante e a linguagem fálica serem objetos de sua luxúria. Falo e linguagem jamais saciam porque o desejo depende da falta. deste modo a tentativa foi válida mas conceitualmente confusa.<BR/>aqui o erótico - em Desejos e Luxúria não é explícito e isso me agrada.<BR/>Com relação aos duetos de amor fica, mais uma vez, a impressão de prosa muito mais do que de poema. Prosa poética , óbviamente que encanta como deve ser. Mas pra mim é prosa e das boas.<BR/><BR/>A questão do que pode e não pode parece-me esvaziada porque não poderia? Poesia , seja prosa ou poema, é território livre de expressão.<BR/><BR/>gostei das imagens aqui.<BR/><BR/>muito bom, muito bemBeatrizhttps://www.blogger.com/profile/08382005743806472043noreply@blogger.com