quinta-feira, 16 de abril de 2009

[a água me chama...]

a água me chama e quero ir soltar-me deixar-me simplesmente ir com as ondas liberta dos destinos das chegadas das promessas apenas fluindo com as correntes aproveitando cada uma das originais sensações da oscilação de temperatura sobre a pele
'
a água me chama porque sou eu também mar sou células feitas de água e sal e o contato íntimo com o meu mesmo me pacifica como um reencontro como um regresso à mais primeva origem como à mãe
'
a água me chama com sua voz melíflua e ritmada e suas canções de maresia criam sereias que atraem marujos esperançosos por braços quentes corpos ardentes amor infinito
'
quando me deixo ir com a água sou eu a sereia e o marujo
'
meu corpo é o calor em meio às águas
'
sou até onde as ondas persistem

7 comentários:

  1. Márcia, gostei porque falaou citando o mar, pacífico, oceano, mère, poder se soltar no fluxo do texto. enorme a minha dificuldade. atravessou um mar, mère. Sem medo. Juissance;)
    Eu não sei analisar melhor do que isso. Eu misturo as leituras, as linguagens. A água lhe chama, lhe chama...qdo vc se deixa é bacana porque tem um limite - a crista da onda.
    Tem sal da terra nessa prosa mar poética de um instante

    ResponderExcluir
  2. Bueno. O povo está muito - extremamente - devagar essa semana (deve ser o frio).

    Atendendo a um pedido meu (convencido...), Marcia postou um poema sobre o mar. É claro que não é por minha causa, obviamente. Marcia é um ser do mar, e seu tema recorrente é o mar.

    Sobre a estrutura: o ritmo e a escritura desse poema é digno de nota - os versos são longuíssimos. Gosto de pensar nisso, ouvir mentalmente o poema, como o som de um mar calmo. Se esse poema for lido ininterruptamente, é quase como se fosse um único verso.

    É interessante perceber em um poeta esse traço da maturidade poética: ter constituído um universo poético. Aos poucos, o poeta o desvenda - porque esse universo revela-se a ele tão lenta e misteriosamente como aos seus leitores.

    Encontrei esse mistério de forma muito prazerosa. Esse poema é revelador de muitas coisas já ditas pela poeta: o mar não é só a fonte de onde bebe para elucidar seu íntimo, mas que sendo poeta, confunde-se com sua criação. A poesia invoca o poeta para si, e o poeta se dilui, se identifica, torna-se a poesia. E o eu-poético de Marcia É o mar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais deste formato. Mar, sons e cadências... Um tema aparentemente fácil e muito usado pode adquirir nova roupagem.
    Aqui temos uma prova. Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. "quando me deixo ir com a água sou eu a sereia e o marujo
    meu corpo é o calor em meio às águas
    sou até onde as ondas persistem"

    Gostei da nova visão... astuta!
    Gostas das águas, né Márcia?

    ResponderExcluir
  5. O formato - longo - dos versos e seu sons, gradualmente misturados, interligando-se continua e suavemente, fazem deste poema muito original! Ele remete ao próprio mar, em suas ondulações, por vezes suaves, em outras intensas.

    A segunda estrofe me encantou:
    "a água me chama porque sou eu também mar sou células feitas de água e sal e o contato íntimo com o meu mesmo me pacifica..."

    E ao final, o eu-lírico, enfim afirma:
    "sou eu a sereia e o marujo...
    '...
    sou até onde as ondas persistem"

    E até onde elas persistem?..
    Em sua origem: distante, longínqua do "horizonte eterno", ou no morrer, lento e delicado à beira da praia?
    O referencial escolhido (que varia, conforme o estado de espírito do leitor) traz diferentes significados à esta conclusão - ambos interessantes!

    Márcia, o teu amor pelo mar pode ser sentido - como o meu pela madrugada ou o do V por seu resto de café frio.
    'Toda Diva, quando vista pelos olhos do amante é Apaixonante' :)

    ResponderExcluir
  6. Márcia, Márcia... o que temos aqui, doutora das letras?!

    O seu poema fez o que poucos até hoje já me fizeram: deixou-me com vontade de chorar (não chegou a cair a lágrima, mas chegou perto, aliás, nenhum poema ainda fez essa lágrima cair).

    Lindo, lindo. Um poema de entrega, é isso que é.

    Nâo vou me atentar a estruturações ou aspectos técnicos quaisquer. Também porque - outra qualidade de seu poema - fui arrebatado de tal forma que não me prendi a analisá-lo, mas em vivê-lo. E isso, poucas vezes consigo fazer.

    Lindo, lindo, Márcia. Não consigo dizer mais.

    ResponderExcluir
  7. A falta de pontuação sugere o próprio mar, seu correnteza. Ou ainda o devaineio ou pensamento do eu-lírico. Foi tão... sublime. Consigo ver tudo como num filme.

    ResponderExcluir