quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eu sou flor que flora à tua presença

Eu sou flor que flora à tua presença,
alegre, contente, muito feliz.
Sou a flor que definha à tua ausência,
triste, implora por água, Flor-de-Lis.

Sou a flor, não ouço o que você diz.
Ficar ao teu lado, o que sempre quis.
Beija-Flor – com você quero ficar,
Porque – agora – só quero te amar.

Às tardes – vinha você me beijar,
Nós – abraçadinhos – em paciência...
Ande p´lo jardim reencontre a flor

bela, que tem um cheiroso sabor
e que não liga pro que você pensa.
Volte a me reencontrar, meu amor!

3 comentários:

  1. Outro soneto engraçadinho. Vejo o trabalho e o esforço.
    Este foi melhor..mas o que é?
    Ande p´lo jardim reencontre a flor

    ResponderExcluir
  2. bonitinho este, também... um probleminha gramatical: se vc usa "você", então todos os "teus", "tuas" etc. têm de virar "seus", "suas" etc... eu tenho um vício de usar segunda pessoa (tu), sempre me soa melhor, mas isso é questão de gosto... o que não pode é ficar meio a meio...
    outra coisa, a estrutura: os quartetos estão ABAB AABB... não sei dizer se há erro nisso, mas me parece mais elegante vc manter a forma... a segunda estrofe poderia tranquilamente virar
    Sou a flor, não ouço o que você diz.
    Beija-Flor – com você quero ficar,
    Estar ao Seu lado, o que sempre quis
    e agora tudo o que quero é te amar.

    - a mesma coisa vale para os tercetos... se vc trocar a palavra "sabor" por algo que termine em "ar", fica tudo certinho...

    ResponderExcluir
  3. Bem, neste eu fiz uma leitura interpretativa.
    Pra variar um pouco.

    Apesar do romancismo, notei este eu lírico mais 'realístico'.
    Na segunda estrofe, creio que este '-agora -' foi proposital, para enfatizar o momento.

    O amor é tamanho que existe por si e não pelo objeto amado, por vezes ignorado
    ('não ouço o que você diz')
    E por outro lado, a recíproca é verdadeira, uma vez que o beija-flor, parece satisfeito com este 'contrato':
    "Ande p´lo jardim reencontre a flor
    ...
    bela, que tem um cheiroso sabor
    e que não liga pro que você pensa.
    Volte a me reencontrar, meu amor!"
    (meu Amor/maiúscula, daria melhor essa idéia)

    Espero não ter viajado muito, porém adoro quando viajam sobre os meus textos... geralmente eu me admiro e satisfaço!

    Beijús

    ResponderExcluir