quinta-feira, 16 de abril de 2009

indriso

trincas, lascas, rachaduras
tudo o que enfeia
o oposto do cuidado

um resto de ser ficou pelos cantos

tudo o que estraga
que aniquila, devasta
o que é resíduo, rebotalho

um pouco de nada fingido de espanto

6 comentários:

  1. Lindão este indriso. Um dia escrevo assim! Caramba, Márcia sua capacidade de dizer com serenidade coisas tão fundas me impressiona.
    Sugestão.

    tudo o que estraga
    aniquila, devasta
    o que é resíduo, rebotalho

    um pouco de nada fingido (eu não acho que precisa do espanto..eu cortaria bem a seco)

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  2. Entre as coisas que me orgulho de ter feito - não, não são muitas, não - foi ter apresentado a Marcia e a Giselle ao indriso (o poetrix eu acho que elas já conheciam).

    A Marcia desenvolveu um grande domínio dessa forma. Esse aqui, chamado pelo seu criador de "indriso en dos sístoles", com o formato 3-1-3-1.

    Este é um poema difícil. Aborda algumas oposições:

    - "tudo o que enfeia X cuidado"
    - o ser (inteiro) X "um resto de ser"
    - o espanto (ele mesmo) X "um pouco de nada" (o falso espanto).

    Então, algumas questões sobre essas oposições me incomodam. O que enfeia refere-se ao que enfeia O SER". Então, essas "trincas, lascas, rachaduras" degradam a quem? Ao ser, de quem ficam somente os restos.

    Mas, e por que "pelos cantos"? Acho que o termo "ficar pelos cantos" remete à passagem do tempo, ao percurso do ser no tempo - e os cantos, os momentos, os eventos, a história que constitui o ser, e o "desgasta".

    E o ser inteiro existe? Há o ser que não se desgasta, não se "enfeia"? Há como não sofrer "trincas e rachaduras"?

    Talvez não haja. E é por isso que, no final (da "história do ser", verso final do poema? quem sabe...), a relação com a causa das feiuras seja "um nada fingido de espanto".

    E esse espanto, fingido, é a aceitação? A acomodação?

    Eu acho, que é a resignação: o ser é um ser na história, e o que deixou pelo caminho, e em que se transformou definitivamente, é, esse sim, o ser inteiro. Então, esse "resto do ser" é antes o resultado da história. Ferido, desgastado, envelhecido, mas inteiro e irredutível.


    É a minha leitura.

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  3. Indrisos serão sempre meu xodó. Porque eles são um desafio e cada vez que leio um perfeitinho como este...Me emociono.
    Marcia conseguir em tão poucas linhas dizer tudo é muito complicado. Brincam que Indriso é coisa de quem não gosta de métrica e coisa e tal.
    Voce escreve sonetos, prosa, poetrix, haikais e tudo mais que tiver vontade. Mas seus Indrisos são especiais.
    Mr V. foi muito feliz nesta descoberta.

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  4. Os versos 'solteiros' desse Indriso são, na minha opinião, seu ponto forte!
    Eles resumem em si tudo aquilo que expressam as estrofes anterior (em versos trios).

    "um resto de ser ficou pelos cantos"

    "um pouco de nada fingido de espanto"

    Não sei muito de Indrisos, só 'de olho', como eu já disse para o V.
    Se essa a idéia deste formato 3-1-3-1 for o foco nesses versos únitários, concluindo os anteriores, então está fabuloso!

    E se a idéia não era necessariamente esta - Fabuloso também! Até mais!

    Minha mania de simetria manda uma sugestão:
    Trocar de lugar os versos 2 e 3 da primeira estrofe - daria ao Poema uma aparência mais fluída.

    E minha veia - excessivamente - cômica ri de palavras estranhas, como "rebotalho" - não consigo lhes dar a credibilidade que merecem!

    Acho que era isso - tô em apaixonando por Indrisos! Abraços.

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  5. Como eu já havia dito ao Volmar, quero investir nos Indrisos para ver se eu apareço na página do Isidro também, rs... De uma forma ou de outra, quero investir no formato para chegar a resultados "redondos" como este da Márcia.

    Assim como a Jú citou, também acho os versos únicos o ponto forte do poema. Além de encerrar os tercetos anteriores, resumem o sentimento do texto como um todo. E a rima "cantos/espanto", acho-a fundamental. Dá mais unidade à estrutura.

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  6. Ao meu ver seria a degradação das coisas. O tempo acaba com tudo. Ou o vandalismo, essa é o que parece sugerir o 2.º terceto. Mas é pouco provável que minha interpretação esteja correta, se isso for possível. Tem ritmo e sonoridade bem agradáveis.

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