quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sem Razão

Imagem: Dave McKean

Sem Razão
Pra Chorar
Pra Sorrir
Pra Acordar
Pra Sonhar
Pra Dormir

Sem Razão
Sem Prumo
Sem Eixo
Sem Rumo
Sem Direção

Sem Razão
Pra Criar
Pra Pensar
Pra Existir

Sem Razão
Sem Medir
Só Sentir

Emoção
Criação

Sem Razão

7 comentários:

  1. Direto ao ponto. Mas eu gostaria que fosse menos.

    O poema lírico fala do íntimo, de maneira intimista - o que me permite entender esse poema como tal. Entretanto, não é tocante - porque não me permite vislumbrar em mim qualquer estado íntimo semelhante. Por outro lado, também não me permite perscrutar o seu sentido - posto que diz o que tem a dizer. Portanto, é um texto bastante direto, e unívoco. E essa uma única voz, a mim, não apela nem à emoção, nem à razão.

    ResponderExcluir
  2. Então ponto pra mim - é isso o que dá quando eu escrevo com a 'razão', por isso fiz esse poema (criei até uma métrica, notou?).
    Pra criticar a criação sem emoção - fiz uma.
    Hehe - funcionou!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha pensado em um significado mais melancólico, uma pessoa sem vontade de viver. Mas esse outro aí fica melhor. E sem dúvida é sem emoção.
    As métricas variam entre 2, 3 e 4 sílabas.
    Muito bem.

    ResponderExcluir
  4. gostei da brincadeira: razão = motivo, razão = opinião correta, razão = o método do pensar, razão = fração matemática... eita palavrinha polissêmica! e o poema pode ser lido de várias formas a partir de qualquer um desses eixos... muito criativo!

    ResponderExcluir
  5. Sem razão mas com toda ela na construção deste poema rápido, aflito que num sôpro a desrazão racionaliza.

    ResponderExcluir
  6. Só numa segunda leitura é que percebi o esquema de diminuição da quantidade de versos por estrofe. Começa com 6, depois 5, 4, 3, 2 e 1. Interessante... Algo como uma contagem regressiva... Ao fim, tudo se resumo em "não ter razão" - começa-se sem e termina-se sem.
    Já que optou-se por esse recurso estrutural, talvez poderia ser acrescentado outro estrofe sendo a primeira, com 7 versos. Digo isso pelo valor simbólico do 7, o que traria mais riqueza ao poema.

    A quinta estrofe é a única que não tem a expressão "Sem razão". Contudo, o que há nela, "Emoção, Criação", seria exatamente o "Sem razão" que ali não está. Interessante...

    Confesso que, numa primeira leitura, não gostei deste poema. Ele parece não dar muita margem a interpretações. Entretanto, lendo-o outras vezes e com mais calma, vi o quanto ele pode ser explorado.

    Demorei pra digerir, mas gostei.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sugestão de construir a primeira estrofe em 7 versos. Foi um lapso eu não ter pensado nisso! Vou tentar - Valeu mesmo Carlinhos!

    ResponderExcluir